Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia
Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia: é um grupo religioso cristão brasileiro, classificado como evangélico, criado na forma de revelação em 7 de julho de 1914 em Bernardino de Campos, interior do estado de São Paulo.
As raízes da doutrina estão relatadas em 4 volumes do livro Visões, escrito por um dos antigos profetas da doutrina, João Pozza, que residiu nas cidades de Cafelândia, e Dracena no Estado de São Paulo, na região de Maringá (Paraná) e São Paulo – Capital.
Segundo as publicações e a história oral, a fundação do movimento ocorreu após o “arrebatamento espiritual” de uma menina de doze anos com duração de treze minutos, quando foram reveladas toda a orientação e instrução espiritual do “Reino de Deus”.
Desde então a Doutrina espalhou-se por vários estados brasileiros, principalmente em cidades do estado de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, onde se concentram a maioria dos seus membros.carece de fontes.
Origem:
Sua origem está definida no dogma da tradição oral da doutrina, e é descrita no livro Visões de um dos primeiros profetas da doutrina – João Pozza, como uma revelação ocorrida na cidade de Bernardino de Campos (SP), através de uma menina de 12 anos, em um arrebatamento espiritual que durou treze minutos; quando foi revelado a ela, toda a orientação e instrução espiritual para que fosse reafirmado aqui na terra; o Reino de Deus, através do Cristianismo Espiritual; doutrina religiosa firmada na Ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo – Jesus de Nazaré.
- Os fatos foram relatados também por Luiz Gálio da região de Campinas, e as primeiras congregações a se organizarem como pessoas jurídicas datam da década de 1930, tais como a de Garça e Dracena, no Estado de São Paulo.
- Desde então a Doutrina espalhou-se por vários estados brasileiros, principalmente em cidades do estado de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, onde se concentram a maioria dos seus membros.
Doutrina:
A base da doutrina da Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia está centrada nos ensinamentos morais de Cristo, entre os quais salienta o amor a Deus e ao próximo, como a si mesmo; e a prática da Caridade, que é a suprema excelência da demonstração do amor.
Sua finalidade é a de levar a palavra; os mandamentos, as ordenanças; e os ensinamentos do Senhor Jesus Cristo a todos os seres humanos, fundamentada no seu Evangelho, e nas Santas Escrituras; independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor e crença religiosa.
- A Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia e seus membros reconhecem, aceitam, e proclamam o Senhor Jesus Cristo como seu único Salvador e Senhor; e a existência da Santíssima Trindade, formada pelo Pai, Filho e o Espírito Santo, como sua máxima profissão de fé e crença.
Crença:
A Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia crê em um só Deus, que é onipotente, onipresente e onisciente, o qual ama todas as suas criaturas e que com elas estabelece uma relação pessoal através do poder da oração; aquele Deus Vivo; criador do universo e de tudo que nele há.
- Crê em Deus como ser eterno, o qual se manifesta como três pessoas; eternas, distintas e indivisíveis que são: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
- Crê e aceita o Senhor Jesus Cristo, como Salvador, como o único Advogado perante o Pai Criador.
- Crê que Cristo é o Filho de Deus que veio à Terra para trazer a salvação e a libertação dos pecados.
- Crê na ressurreição; e que a experiência com Cristo transforma e aperfeiçoa o ser humano, que se torna um novo ser.
- Crê que a fé no Senhor Jesus Cristo; e a imitação dos seus atos, proporciona aos seres humanos a salvação e a vida eterna.
- Crê que são as obras que justificam a fé; e que por isto deve haver coerência entre a fé e o modo de agir; e que a salvação é um presente que todos podem conseguir através da fé e das obras; mediante o caminhar em um reto caminho cumprindo os mandamentos e as ordenanças do Pai Criador.
- Crê que a salvação implica na justificação do espírito; e que neste mundo terreno todos passam por um caminho que pode ser largo, ou estreito; íngreme, ou suave; onde se processa a purificação do espírito; que deve mover-se sempre em busca da perfeição espiritual.
Têm o entendimento de que Igreja corresponde à cada ser humano, o qual desde que seja edificado à Deus; também é o Templo de Deus.
Práticas
Práticas: Culto
A forma de culto da Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia envolve a oração, a leitura de passagens da Bíblia (seguida das palavras de explicação e exortação do pregador), o canto de hinos; a cerimônia da eucaristia composta pelas três comunicações.
Realiza culto especial no meio dia dos sábados (Dia dedicado ao Senhor); com a audição de uma pregação, proferida pelo apascentador ou outra pessoa escolhida.
Pratica os seguintes sacramentos como concessão e Graça Divina: Batizado, Eucaristia, Casamento (e benção das alianças), ofertas (penitência ou agradecimento); e oração aos enfermos ou necessitados.
Os cultos são realizados; cumprindo os preceitos contidos no evangelismo cristão conhecido e aceito, no Brasil; em estrita observância; aos ensinamentos contidos no Evangelho segundo São Mateus, capítulo 13; na 1ª. Epístola de São Paulo aos Coríntios, capítulos 13, 14, e 15; e o Evangelho de São João, capítulo 14, versículos 15 e 16; cumprindo assim as três comunicações com o Espírito Santo; segundo as Sagradas Escrituras.
Práticas: Ministério e Cargos
A Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia possui um ministério não assalariado, distribuído segundo as necessidades de cada congregação, a saber:
- Apascentador – é o principal diácono, responsável pela direção de cada congregação, também denominada de rebanho, a realização dos cultos espirituais diários, dos batismos, e casamentos; bem como de conferir ensinamentos aos irmãos, e cuidar dos interesses espirituais e do bem-estar da congregação;
- Diácono – irmãos que auxiliam o apascentador nas suas tarefas diárias, principalmente na presidência dos cultos, escolhidos dentre os irmãos pelo seu entendimento Bíblico e desenvolvimento espiritual;
O Apascentador é escolhido dentre os irmãos pela forma oral através de revelações, ou por eleição dos participantes da congregação.
A Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia reconhece os títulos de “Apascentador”, “Profeta”, “Cantor”, e “Pregador” como sendo “Dons espirituais” conferidos aos membros que conseguem desenvolvimento e entendimento espiritual, e que o título de “Mestre” somente pode ser aplicado ao Pai Celestial.
Práticas: Organização
A Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia é uma organização civil de caráter religioso constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, com número ilimitado de membros; sendo que as congregações dividem-se em duas formas de atuação, as menores em residências e as maiores em locais apropriados denominados igrejas; sempre sob a direção e orientação de um Apascentador.
A entidade não faz nenhum tipo de coleta; não distribui lucros, bonificações ou vantagens a administradores, membros, mantenedores; a nenhum tempo; sob nenhuma forma ou pretexto, e sua renda é aplicada totalmente na manutenção dos seus objetivos sociais; em beneficio da irmandade, no território nacional.
Política:
A Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia crê no respeito descrito na Bíblia conhecida como “dai à Cesar o que é de César”, e “dai à Deus o que é de Deus”. É uma organização religiosa apolítica, que não incentiva nenhuma ligação ou manifestação de apoio ou repúdio a causas ou partidos políticos, candidatos a cargos públicos e nem mesmo ongs ou qualquer outra instituição governamental ou não. Incejtiva seus fiéis a exercer e cumprir as suas obrigações de cidadão conforme a consciência individual.
Mídia:
A Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia não possui propaganda em meios de rádio, televisão, ou imprensa escrita.

Sã Doutrina x Wikipédia
Presença na Internet
A primeira página publicada na Internet, dedicada à Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia, ocorreu no site , que pertencia à Página oficial da Congregação de Lins, a qual, posteriormente foi transferida [cedida gentilmente] para a ORGANIZAÇÃO DA SÃ DOUTRINA ESPIRITUAL DO SÉTIMO DIA., que republicou meu artigo em 08/06/2008
Categoria religiosa: Denominações cristãs: Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia.
Autoria deste histórico:
Walmir da Rocha Melges, que naquela época ocupava o cargo de Apascentador do Rebanho de Lins, e era membro atuante do Rebanho de Cafelândia, o qual após pesquisas e entrevistas com pessoas, bem como da leitura de antigos escritos e a realização de duas viagens exploratórias à região onde a Doutrina veio à Luz, elaborou o presente escrito, como tantos outros.
Cuidando de dar maior publicidade à Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia, Walmir da Rocha Melges proveu a inclusão do histórico acima na WIKIPÉDIA, através da postagem em 01/07/2007, o qual, infelizmente, por ignorância de alguns dos analistas daquela biblioteca digital, foi eliminada após longa luta pela sua manutenção, tendo restado a comprovação histórica através de uma imagem digital que abaixo reproduzimos. Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia.
Tags: apascentador Bernardino de Campos Cafelândia Campinas Cerqueira Cesar Cristianismo espiritual DEUS diácono dons espirituais Dracena evangelismo cristão Garça Jesus de Nazaré João Pozza Lins Livro Visões de João Pozza Luiz Gálio Nosso Senhor Jesus Cristo Reino de Deus Rio Claro sã doutrina Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia Simões Vila Simão