Paz interior – paz de espírito
“Um dos fatores mais importantes da vida do homem está exatamente naquilo que o diferencia dos animais”.
É o fator da possibilidade de o homem vencer o seu próprio ímpeto e isto significa administrar seus pensamentos e seus atos com inteligência racional e parcimônia. Como se trata de uma vitória contra si mesmo ela é dirigida ao equilíbrio que permitirá que ele domine sua mente e consiga a paz interior que permitirá ser feliz.
É necessário reconhecer que a conjugação do “verbo manter”, dentro da hipótese de que se trata do próprio equilíbrio, ou seja, de quem pratica a ação na primeira pessoa singular deste verbo é realmente desafiante, porém a receita é simples: Submeta a sua vontade natural, domine as suas paixões e domine o seu medo.
Como conseguir…
Sua ferramenta principal nesta tarefa é a aquisição de conhecimento através da leitura seguida da reflexão que levará à racionalidade e produzirá a inteligência. Se é difícil encontrar tempo para a leitura e pensar causa dores de cabeça tenha a certeza de que nunca progredirá.
Não se esqueça de que as convicções e preconceitos prévios tolhe a visão do pensador e o impede de “ver os fatos e as coisas como realmente são”, e se isto ocorrer contigo, volte a primeira linha novamente e refaça o caminho.
Alguns dizem que isto conduz à felicidade. Certamente conduz à paz de espírito que virá do seu interior. É claro que a paz interior também chamada de paz de espírito te deixa feliz.
Autoria: Walmir da Rocha Melges – 04.09.2020
Tags: autoconhecimento conhecimento disrupção estudo paz de espírito paz interior pensamento disruptivo refelxão sair da caixa vencer o medo